quarta-feira, 9 de abril de 2008

Algema neles!

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira 16 prefeitos, sendo 14 deles de Minas Gerais, acusados de desvio ilegal de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), verba que é repassada pela União. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 200 milhões.

Entre os presos está o prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani (PTB). Na casa dele os agentes federais encontraram R$ 1,12 milhão em espécie e armas, uma delas de uso exclusivo das Forças Armadas. Em sua fazenda, foram apreendidos dois caminhões, uma camionete, um jipe, três quadriciclos e uma moto.

Há tempos venho acompanhado as ações de Bejani à frente da prefeitura de Juiz de Fora e confesso que não fiquei surpreso com essa prisão. Nas conversas que tenho com alguns amigos quando estou na cidade é quase que unânime os relatos das supostas falcatruas do prefeito.

Em seu blog, o empresário Omar Peres, já vem denunciado as supostas maracutaias do prefeito a um certo tempo. No começo ficava ressabido com as denúncias, uma por ele ser um "adversário político" e outra por não viver o dia-a-dia da cidade para poder ter uma opinião formada.

Mas acompanhando as denúncias de Bejani apontadas por Omar em seu blog e em sua coluna no jornal "Panorama", vi que esse roteiro era igual ao de outros casos já noticiados pelo Brasil a fora: superfaturamento de obras, desvios de verbas, contratações de serviços e obras sem licitações, e aí segue uma lista infindável.

Quero ver quais serão as explicações que Bejani e os outros 15 prefeitos darão à população.

Abaixo segue a lista de prefeitos presos pela Operação Pasárgada, como foi denominada. Espero que os leitores pensam na hora de votarem nas próximas eleições:

Almenara (MG), Carlos Luis de Novaes (PDT)
Cachoeira da Prata (MG), José Eustáquio Ribeiro Pinto (DEM)
Conselheiro Lafaiete (MG), Júlio César de Almeida Barros (PT)
Timóteo (MG), Geraldo Nascimento de Oliveira (PT)
Divinópolis (MG), Demetrius Pereira (PSC)
Ervália (MG), Edson Said Rezende (DEM)
Juiz de Fora (MG), Carlos Alberto Bejani (PTB)
Rubim (MG), Claudemir Carter (PT do B)
Vespasiano (MG), Ademar José da Silva (PSDB)
Salto da Divisa (MG), José Eduardo Peixoto (PSDB)
Minas Nova (MG), José Henrique Gomes Xavier (PR)
Medina (MG), Walter Tanure Filho (DEM)
Tapira (MG), Jeremias Venâncio (PTB)
Sobradinho (BA), Antonio Gilberto Souza (PR)
Itabela (BA), Paulo Ernesto Peçanha da Silva (PR)

O nome da cidade do 16º prefeito preso não foi divulgado.

Nenhum comentário: