quarta-feira, 23 de abril de 2008

Meu primeiro terremoto

Eram exatamente 21h02. Tinha acabado de desligar o telefone e sentando em frente ao computador quando senti três leves tremores num espaço de pouco mais de 20 segundos. Num primeiro momento achei que estava passando mal, pois ao colocar as mãos no teclado senti a mesa tremer. Pensei: caiu a minha pressão, pois a sensação foi de tontura. Mas logo em seguida senti que o prédio todo tremia.

Levantei um pouco assustado e disse para o pessoal que ainda estava na redação --umas 10 pessoas: vocês sentiram o prédio tremer ou tô ficando louco?

A Carol, repórter de Cotidiano da Folha Online, que já estava de pé disse assustada: tremeu tudo aqui. O que eu faço? corro ou fico?

Eu disse: foi terremoto. Vamos ligar para Deus e o mundo e descobrir onde foi. Nem todos que estava na redação sentiram o tremor. Aí começou a gozação. "Já bebeu"? "Isso que dá beber na hora do café"...

Mas pouco mais de 15 minutos depois veio a confirmação: um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, que teve seu epicentro há cerca de 215 km da costa de São Vicente, no litoral de São Paulo, a uma profundidade de aproximadamente de 10 metros, atingiu o Estado.

Logo choveu dezenas de e-mails com relatos de tremores em diversos pontos e cidades de São Paulo. O tremor ainda foi sentido em cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Se a sensação já foi horrível ao sentir os tremores do meu primeiro terremoto, nem quero imaginar um de 6,5, 6,9....Esse já basta. Já tenho história para contar na mesa do boteco e para os meus netos...

Nenhum comentário: