terça-feira, 4 de março de 2008

O marasmo da TV paga

Por causa de um probleminha de saúde estive desplugado por estes dias. Como o caso exigia repouso quase que absoluto aproveitei para colocar em dia a leitura de um livro sobre jornalismo on-line e uma olhada pela programação da TV aberta e a cabo. Senão fosse o livro, teria sido um tédio absoluto.

Foi duro encontrar um programa que valesse a pena perder algumas horas em frente da TV. A falta de opção na TV aberta já é sabida há tempos e nem vou falar sobre isso, mas na TV a cabo pensei que não fosse encontrar este marasmo. E olha que tenho uma seleção intermediária da Net que na teoria seria mais opções de canais para fugir da mesmice.

Me senti lesado e enganado, ainda mais pelo preço que pago por mês --R$ 135 por. Para se ter uma idéia o Universal Channel repetiu o mesmo filme 4 vezes entre a amanhã de sábado e a madrugada de domingo. O filme em questão é a comédia "Serving Sara", em português “A Serviço de Sara”.

Dei mais algumas zapeadas e desisti da TV. Fui ler mais alguns capítulos do "Jornalismo 2.0", de Mark Briggs (editor da versão on-line do jornal “The News Tribune”, de Tacoma (EUA). Um bom livro para jornalistas iniciantes.

Como sou uma pessoa impaciente, li umas 30 páginas e logo voltei para a TV na esperança de encontrar um programa legal. Por sorte parei no History Channel logo no começo de um dos programas da série "Caminhoneiros do Gelo".

É uma reportagem/documentário muito bem produzida que acompanha a aventura de motoristas que desafiam a neve e camadas não confiáveis de gelo para manterem abastecidas várias cidades canadenses, isoladas durante o inverno.

Vale a pena assistir. De toda a programação do fim de semana foi a que mais me agradou.

Depois do fim de semana frustrante em frente a TV me fiz uma pergunta: será que vale a pena gastar R$ 135 para não assistir nem 30% dos canais de TV a cabo?

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente as tvs pagas são por enquanto uma perda de dinheiro e tempo na busca de uma melhor programação.
Muitos destes canais repetem exaustivamente as programações, um filme as vêzes passa umas três vêzes no mesmo mês.
O valor das assinaturas ainda são muito caras para os padrões dos trabalhadores no país, o que acaba resultando as "TVS A GATO", já assinei TVA e NET, nos mais de 30 canais que meu pacote tinha direito, eu assistia no máximo 5 canais, as programações extras conhecidas como "PAY-PER VIEW
", é uma outra forma de se gastar muito dinheiro, pois os valores são altos, o que encarece demais no final das contas.
Parando para pensar, e não foi preciso pensar muito tempo, pois eu jogava dinheiro fora, o que me fêz desistir das tvs pagas, e continuar a rezar para que as tvs abertas melhores suas programações.