domingo, 9 de março de 2008

Centro degradado

Andar pelo centro de São Paulo no fim de semana é um passeio arriscado. O risco de ser assaltado é enorme, sem contar a sujeira das ruas e calçadas em torno da Cadetral da Sé. Ultimamente tenho sido um freqüentador assíduo do percurso praça João Mendes-Estação Sé do metrô, principalmente quando estou de plantão.

É grande o número de moradores de rua, bêbados e crianças que se drogam na praça da Sé. Só perde para a "Nova Cracolândia", na região da Barão de Limeira.

Neste domingo, em minha "caminhada" até a estação, deparei-me com uma cena que durante a semana seria impossível de ser vista. Um grupo de sem-teto dormindo dentro das dependências da estação e outro de bêbados discutindo perto das escadas rolantes. Tudo isso bem perto dos seguranças, que fingiam que nada acontecia. Acho que porque lá seja o local mais seguro, penso eu.

O policiamento na região é quase inexistente, pelo menos no horário que costumo passar pela região. Entre 14 e 15 horas. Três ou quatro PMs e um número igual de Guardas Civis cuidam da “segurança”. Contigente maior só quando autoridades ou personalidades participam de evento na Cadetral da Sé.

É lastimável ver a degradação do centro de São Paulo. A tal revitalização anunciada com pompa por prefeitos, governadores e presidentes só é vista na região em torno do prédio do Banespinha, a nova sede da Prefeitura de São Paulo, e de algumas secretarias de Estado.

É a famosa "maquiagem". Embelezam a fachada para esconder os fundos.

Nenhum comentário: