terça-feira, 1 de julho de 2008

A lei seca

Uma medida radical adotada pelo governo federal está dividindo a opinião pública e provocando muitas desinformações.

No último dia 19 o presidente Lula sancionou a chamada lei seca, que prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas. O objetivo principal é acabar com as mortes nas estradas.

A medida é autoritária e demostra a ineficiência dos nossos governantes em aplicar as leis já existentes. Não que eu não seja a favor de uma maior rigidez na fiscalização nas estradas e nas cidades. Mas é pura ilusão achar que a lei seca vai acabar com as mortes provocadas por motoristas alcoolizados.

Sou a favor de que um motorista tenha a sua habilitação suspensa se for pego embriagado. Agora querer punir com prisão quem bebe alguns copos de cerveja ou taças de vinhos é um absurdo.

Antes da lei seca não se via blitzes com bafômetros em regiões de bares ou estradas. Enquanto o assunto estiver em evidência na mídia muitos serão pegos como bodes- expiatórios. Na hora que baixar a poeira vai ter muito policial com o bolso cheio de $$$ por causa da propina.

São Paulo tem hoje mais de 6 milhões de veículos e apenas 15 bafômetros. Se realmente alguém estivesse interessado em diminuir o número de mortes no trânsito era só cumprir as leis já existentes e que prevêem punições severas.

Costumo utilizar muito a via Dutra e a BR-393 e é comum ver caminhões e carros sem o mínimo de condições de uso trafegando livremente sem serem incomodados pela polícia. Muitos se envolvem em acidentes e não sofrem punições.

A própria lei incentiva o consumo do álcool ao permitir a venda de bebidas em bares e restaurantes nas estradas. Se querem acabar com a violência no trânsito é preciso de medidas sérias e sem apelos eleitoreiros.

2 comentários:

Anônimo disse...

E quando a culpa dos acidentes for das péssimas condições das estradas, o governo se responsabilizará?
Abs
Bom retorno
Alê

Márcio Diniz disse...

Boa pergunta Alê! Na BR-040 a pista sentido Rio, perto de Santos Dumont, tem somente uma faixa para a circulação de veículos. Uma queda de barreira avançou pela pista há mais de 2 anos e até hoje não fizeram nada. Tô pra fazer uma reportagem sobre isso.... Grande abraço