quinta-feira, 3 de julho de 2008

A classe política

Está em discussão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado uma proposta que impede a candidatura de políticos com "ficha suja". A votação que seria realizada ontem foi adia para a próxima terça-feira.

Paralelamente, o STF (Supremo Tribunal Federal) julga uma liminar que autoriza a divulgação pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) dos nomes dos candidatos com "ficha suja".

Não vou entrar no mérito da legalidade dessas medidas, pois a Constituição Federal prevê a inocência de qualquer pessoa até o julgamento e o amplo direito de defesa do réu.

Mas uma coisa é preciso fazer para que casos como do ex-prefeito da mineira Juiz de Fora não se repitam. Alberto Bejani foi flagrado recebendo propina do dono de uma das empresas que prestam serviço de transporte na cidade e acabou preso. As imagens correram o país no mês passado.

Em abril, durante uma operação da PF foram apreendidos R$ 1,12 milhão em espécie na casa de Bejani.

Esse caso é apenas um dentro os milhares que já foram noticiados e entre outros que devem ocorrer por este país a fora.

Sou a favor da publicação da lista dos candidatos com "ficha suja" e da relação de bens dos mesmo ao assumirem um cargo público. Isso não impede a corrupção mas já é um bom começo.

PS - quero deixar aqui a minha solidariedade para com meu amigo Mário Sérgio. Fecha-se uma porta agora. Outra se abrirá na frente.

Nenhum comentário: