segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A crise dos 40



É, nestes últimos dias tenho pensando em tudo que já vivi nestes meus quase 40 anos de vida. No começo, era apenas uma análise de como foi meu último ano. Mas aos pouco outras fases da minha vida começaram a passar em minha mente como se fosse um filme.

Só aí que me dei conta da tal chamada crise da meia-idade --popularmente conhecida como a "crise dos 40".

Comecei a pesquisar sobre o tema e me deparei com uma frase que resume muito bem essa fase: "período de transição da idade adulta para uma fase de avaliação e reafirmação da vida profissional e emocional".

Hoje, antes do banho, parei em frente ao espelho e comecei a analisar os últimos 39 anos e nove meses. Quando vi inúmeros fios de cabelo brancos cai na real que os 40 já chegaram. Não falo pelos fios brancos ou pela aparência física, que mudam naturalmente, e sim pelos questionamentos que veem a cabeça.

A definição que usei acima encontrei em um texto publicado num jornal-laboratório do curso de jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, e de autoria de Viviane Silveira.

Reproduzo outro trecho abaixo que explica um pouco mais sobre esta fase da vida:

"Normalmente, nesta fase da vida, há uma queda na produção de hormônios ligados à sexualidade, tanto na mulher, com a proximidade da menopausa, quanto no homem. Essa baixa hormonal contribui para deixar as pessoas mais frágeis, e aliada a outros fatores sociais e culturais, pode desencadear um período de crise. Esse período compreende a idade entre quarenta e cinquenta anos, no entanto, pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do modo como cada uma encara esse momento".

Encarar com humor a "crise da meia-idade" faz quebrar um pouco a seriedade do tema. Leiam este outro texto que encontrei na internet.

PS - A foto que ilustra o post foi tirada pelo celular no trecho da rodovia que liga Serra Negra à Morungaba, no dia 26 de dezmebro

Nenhum comentário: