sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Andrea Doria

Alguns acontecimentos fizeram-me ficar mais introspectivo e reflexivo nestes últimos dias. Sempre que me encontro nesta situação, procuro uma trilha sonora para tentar "ilustrar" o momento.

Para isso, sempre vou ao fundo do "baú", neste caso a internet, buscar algumas músicas para compor a trilha sonora.

Em uma dessas buscas acabei chegando em "Andrea Doria". Música que faz parte do segundo álbum da Legião Urbana. Não sei por que, mas é a minha preferida.

Havia muito tempo que não ouvia esta música. Sou assim. Ouço até enjoar e esqueço. Depois de um tempo, assim do nada, ela me vem à cabeça.

Fui pesquisar para descobrir o que Renato Russo quer dizer na letra.

No livro "Letra, Música e Outras Conversas", de Evandro Geraldo Leoni, Renato diz que "Andrea Doria" é um diálogo entre ele e uma menina alegre, sonhadora e cheia de planos, mas que perdeu toda a virilidade da juventude.

Sempre imaginei esta resposta por conta de alguns trechos da letra como: "Às vezes parecia que de tanto acreditar em tudo que achávamos tão certo/Teríamos o mundo inteiro e até um pouco mais".

A letra é muito bonita, um pouco melancólica é verdade.

Andrea Doria é também o nome de um navio italiano que naufragou em 1956 após ser atingido por outra embarcação, à sueca Stockholm. O primeiro transportava 1.705 pessoas, e o segundo 747. Morreram no acidente 51 pessoas.

"Andrea Doria"
Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá

Às vezes parecia
Que de tanto acreditar
Em tudo que achávamos
Tão certo...

Teríamos o mundo inteiro
E até um pouco mais
Faríamos floresta do deserto
E diamantes de pedaços
De vidro...

Mas percebo agora
Que o teu sorriso
Vem diferente
Quase parecendo te ferir...

Não queria te ver assim
Quero a tua força
Como era antes
O que tens é só teu
E de nada vale fugir
E não sentir mais nada...

Às vezes parecia
Que era só improvisar
E o mundo então seria
Um livro aberto...

Até chegar o dia
Em que tentamos ter demais
Vendendo fácil
O que não tinha preço...

Eu sei é tudo sem sentido
Quero ter alguém
Com quem conversar
Alguém que depois
Não use o que eu disse
Contra mim...

Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada
Que eu segui
E com a minha própria lei...

Tenho o que ficou
E tenho sorte até demais
Como sei que tens também...

Nenhum comentário: