sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Feriado, mais um

O Dia da Consciência Negra foi comemorado ontem com feriado em 360 municípios do país. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e para lembrar a resistência do negro à escravidão no Brasil.

Acho válida toda iniciativa para resgatar a história, mas não concordo que seja decretado feriado para isto --falo também dos demais feriados, como 9 de Julho comemorado em São Paulo.

Seria muito mais proveitoso realizar palestras ou qualquer outro tipo de ação para resgatar a história. Garanto que pouca gente saiba quem foi Zumbi. E não é decretando um feriado que essas pessoas irão procurar saber.

Isto é mais uma armação dos nossos políticos, que querem fazer "média" com a população. Ontem, o nosso ilustre presidente defendeu que o feriado seja nacional.


Em tempos: Zumbi dos Palmares foi um dos principais nomes da resistência negra à escravidão na época do Brasil colonial. Ele nasceu no Estado de Alagoas em 1655 e liderou o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga --comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

Nenhum comentário: